segunda-feira, 25 de maio de 2009

Turma 20002


O que é Globalização?
É a interligação do mundo. No século XX, surgiram novas tecnologias, como a internet que permite a troca rápida de informações entre pessoas de todas as partes do planeta. O que acontece na globalização é a invasão de mercadorias, serviços, tecnologias, pessoas, etc., de várias partes do mundo em diversos lugares e vise e versa. Esse processo atual de globalização nada mais é do que a mais recente fase da expansão capitalista. Tal expansão visa aumentar os mercados e, portanto, os lucros, que é o que de fato move os capitais, produtivos ou especulativos, na arena do mercado. As guerras que sempre foram de caráter bélico, na idade contemporânea é cada vez mais econômica e o campo de batalha é o mercado mundial, altamente globalizado. A invasão atual muitas vezes se dá instantaneamente, on-line, via redes mundiais de computadores. Outra visão típica da globalização é a dos especulativos de curto prazo, conhecidos como smart money (dinheiro esperto) ou hot money (dinheiro quente), pois são extremamente esquivos e insaciáveis por lucratividade, se movimentam com grande rapidez em busca de mercados mais interessantes. Os fluxos de capitais produtivos, também conhecidos como investimentos estrangeiros, cresceram significativamente após a Segunda Guerra Mundial. O seu crescimento é a face mais visível da globalização. A maioria dos países empenha-se cada vez mais em atrair investimentos produtivos, porque geram riquezas e estimulam o crescimento econômico

terça-feira, 5 de maio de 2009

Capitalismo


A Formação do capitalismo

O capitalismo se consolidou como o sistema politico econômico durante a Revolução Industrial, que ocorreu principalmente na Inglaterra, França e Alemanha, durante os séculos XVIII e XIX. A partir de então, o desenvolvimento do capitalismo foi acompanhado por uma utilização cada vez maior de máquinas, que passaram a substituir o trabalho humano na fabricação de muitas mercadorias.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

socialismo

Assim como prometido ai vai um pedaço dotrabalho de geografia:

O socialismo

O socialismo é um sistema político social,que tem como configuração marcante a coletividade e o fim da propiedade privada,de maneira que nele encontraremos uma drástica redução na desigualdade social,uma vez que as rendas seriam melhor distribuídas.
O socialismo vem a ser um conjunto de teorias que visa a igualdade entre as classes ou a abolição do conceito classes sociais.Incluem-se nessa denominação muitas correntes ideológicas, incluindo o socialismo utópico, a social-democracia, o socialismo científico (socialismo marxista), o comunismo, o anarquismo e o socialismo aristocrático.
Hoje o socialismo pode ser encarado de forma equivocada,pela população nas escalas municipais regionais e até internacionais(insatisfeitas por uma desigualdade causada pelo capitalismo) por não concordarem com a política supostamente socialista,de certos países de maneira que não seguem a risca o socialismo realmente pregado por seus pensadores primórdios que vem a pregar o socialismo de maneira como ele deveria ser.
Entre os críticos do socialismo podemos citar o economista Ludwig von Mises, que define o socialismo como sendo um sistema econômico em que um indivíduo ou grupo de indivíduos de uma sociedade controla todos os outros indivíduos através da coerção e compulsão organizada.Mas o socialismo preto no branco é o sistema político social que mais prega a ingualdade entre as classes ou talvez a abolição do conceito classe.