terça-feira, 25 de agosto de 2009

Atuação junto a instituições prisionais, capacitação e Fórum de Infectologia.

Campos terá uma semana repleta de ações voltadas para a área epidemiológica. Nesta segunda-feira (24), em função do referenciamento do Hospital Ferreira Machado para internações de crianças com suspeita de gripe suína, o chefe da Vigilância Epidemiológica, Charbell Kury, se reuniu com o diretor do Hospital Geral de Guarus (HGG), Airton Crespo, para reorganizar o fluxo de atendimento a adultos com sintomas da doença. Nesta terça-feira (25), a Epidemiologia estará atuando junto às instituições prisionais masculinas da cidade e, à noite, o secretário de Saúde, Paulo Hirano, abre o encontro para treinamento e capacitação dos profissionais das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária e do Centro de Controle de Zoonoses, às 19h, no Teatro Municipal Trianon.
De quinta-feira a sábado, também no Trianon, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Sociedade de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro (SIERJ), realiza o I Fórum Estadual de Infectologia, que vai discutir diversos assuntos como Influenza A H1N1, AIDS e Tuberculose. Hirano descata a importância da atualização dos profissionais de saúde sobre assuntos tão importantes e que estarão sendo apresentados por profissionais que atuam em centros nacionais de excelência, em cada área.
O HGG teve alterações no fluxo de atendimento aos casos suspeitos de gripe suína. A centralização do acolhimento e tratamento de crianças com sintomas da doença no HFM ajudou a desafogar o atendimento no Hospital de Guarus. "Aumentou a capacidade de atendimento aos adultos, com mais vagas na enfermaria. Já a medida de referenciar o Ferreira Machado no atendimento pediátrico dos casos suspeitos, tomada semana passada, foi efetivada ontem, com a liberação da Santa Casa de Misericórdia para receber internos da UTI P do HFM, que não têm sintomas da nova gripe. Não havendo vagas no HFM para tratamento de outras doenças que não a gripe suína, as crianças serão agora encaminhadas à Santa Casa, onde foram disponibilizados 16 leitos. No HFM, são duas enfermarias pediátricas com isolamento, com 14 leitos, oito deles de Unidade Semi-Intensiva", esclareceu Charbell.
Visita a instituições prisionais - Equipe da Epidemiologia realiza hoje, a partir das 9h, treinamento e palestras sobre o H1N1 na Casa de Custódia Dalton Castro e na Penitenciária Carlos Tinoco da Fonseca. "São ações direcionadas aos profissionais da saúde que atuam nestas unidades e para representantes dos presos. Vamos também distribuir cartilhas, inclusive, para parentes dos internos e abrir duas salas de vacinação. Ao invés de levar um ônibus para vacinar os presos, agora vamos acompanhar essa vacinação e criar um arquivo para os cartões vacinais deles, porque muitos saíam e outros entravam sem que houvesse controle das vacinas que receberam ou não".
Charbell disse, ainda, que centenas de profissionais da Saúde devem participar de treinamento direcionado aos que atuam na Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e CZZ: "Vamos discutir ações para controle epidemias, como da dengue, por exemplo. E, depois, teremos, até sábado, o I Fórum de Infectologia, que será voltado para médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, entre outros profissionais, além de acadêmicos de Medicina", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário